quarta-feira, 2 de outubro de 2013

3ª Formação PNAIC - Pauta Módulos 3, 4 e 5




III PAUTA- FORMAÇÃO  PNAIC – MODULOS III-IV-V
Data: 26 e 27/09/2013
Local: Sala de Formação SEMED
Carga Horaria: 18 horas
Orientadoras de Estudos: Maria José Caetano Lima e Aurea Costa Oliveira
Publico Alvo: Professores de 1º ao 3º ano- Educação do Campo
1-    Temas:
Ø Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização na Escola do Campo.
Ø Brincando na Escola: O lúdico nas Escolas do Campo.
Ø  O trabalho com gêneros textuais em turmas multisseriadas.
2-    Conteúdos
Ø Consolidação do SEA na Educação do Campo.
Ø Jogos no processo de apropriação do SEA na Educação do Campo.
Ø Os gêneros textuais na perspectiva do alfabetizar letrando, no contexto da Educação do Campo.
3-     Objetivos
Ø Compreender que a aprendizagem da escrita alfabética constitui um processo de apropriação de um sistema de notação e não a aquisição de códigos, refletindo  sobre as perspectivas de letramento dentro das  contribuições da psicogêneses da escrita e as relações  entre consciência fonológica e alfabetização.
Ø Refletir sobre a importância da leitura e produção de textos na alfabetização, analisando as características composicionais que distinguem os gêneros textuais e sua utilização para o desenvolvimento da oralidade da leitura e escrita.
Ø Refletir sobre como os jogos e brincadeiras  podem auxiliar  de maneira lúdica  no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, na compreensão de suas  propriedades e no domínio de algumas  de suas convenções.
4-    Cronograma e Desenvolvimento
1º Dia-
1º Momento    8:00 as 8:30
ü Boas Vindas
ü Leitura para Deleite:  Pés na Areia( Michael Dahl )
ü Dinâmicas: Pulmões de Aço (adaptado do Livro Jogos e brincadeira de A a Z pg 178)
ü Apresentação dos Objetivos
2º Momento  8:30 as 9:00
Retomada do modulo II- Planejamento do Ensino na Perspectiva da Diversidade
- Comentários do Para Casa
5-  Planejar uma sequencia  de atividades, identificando os princípios de didáticos que subsidiarão o desenvolvimento das aulas : escolher um livro do acervo de obras complementares para usar no planejamento;
7- Analisar atividades de alfabetização do livro didático identificando os objetivos das atividades que possibilitem o desenvolvimento de habilidades fonológicas.
Ler o texto “ Materiais didáticos no ciclo de alfabetização “ da seção Compartilhando, e fazer um levantamento dos materiais descritos no texto que estão disponíveis na escola. Analisar os materiais e listar alguns a serem usados. Pg 51 a 56
3º Momento 9:00 as 10:00
Formação de GTs para levantamento dos conhecimentos prévios  através dos seguintes questionamentos Escritos:
a)    O que as letras registram?
b)    Como as letras criam palavras escritas
c)     O que a criança precisa saber para se apropriar do Sistema de Escrita?
d)    No seu ponto de vista como a criança aprende a ler e escrever? Elas são capazes de levantar hipótese? Quais?
e)    Relate experiências vividas ou contadas de situações em o professor conseguiu acompanhar os avanços de uma criança no processo de leitura e escrita e quais as intervenções do professor nesse processo?
10: 00 as 10:15  INTERVALO
4º Momento   10:15 as 11:00
ü Socialização dos Conhecimentos prévios.
ü Sistematização e tratamentos das informações pelo (a) orientador (a) de estudo através da demonstração do quadro das propriedades da SEA e do quadro das hipóteses (Slides)
5º Momento  11:00 as 12:00
ü Gts – leitura pag: 13 a 19 – Educação do Campo 03  e entrega aleatória das pastas contendo o diagnostico de escrita realizado na atividade para casa.
ü Pedir que os participantes com base na leitura realizada pg 13 a 19 façam uma nova analise das escritas colhidas.
ü Em um cartaz ainda considerando a leitura das pg 13 a 19 classifique as escritas das crianças analisadas nas hipóteses correspondentes preenchendo uma tabela com os seguintes critérios:
Criança
Hipóteses
Características que a hipóteses apresenta
Como o professor deve ajuda -la

12:00 as 14:00 – ALMOÇO
6º Momento  14:00 as 16:00
Dinâmica: Rima com Rima (adaptado do livro Jogos e brincadeiras de A a Z pg 190
Conteúdo indicados: escritas, ortografia, vocabulário
Valores e atitudes: Esforço, atenção, perspicácia e espirito de equipe.
Descrição: 2 colunas o orientador dirá uma palavra e os primeiros professores de cada coluna deverão escrever outra que rime, e passar para o próximo da coluna, que escreverá outra palavras que rime com a anterior e assim sucessivamente até o ultimo que deve levar a folha de papel ao primeiro de sua equipe, ganha que terminar primeiro e todas palavras estejam rimando..  
ü Socialização das atividades dos Gts
ü Sistematização pelo (a) orientador (a) através de um vídeo sobre hipóteses da escrita.
16 : 00 as 16:15-  INTERVALO
7º Momento 16:15 as 17:00
ü Levantamento dos conhecimentos prévios sobre consciência fonológica através dos seguintes questionamentos:

a)    O que é consciência fonológica?

b)   Qual sua importância no processo de alfabetização?
8º Momento 17:00 as 18:00
ü Socialização dos conhecimentos prévios no grupão
ü Sistematização pelo (a) orientador (a) através de demonstrações praticas ou vídeo sobre consciência fonológica.





2º Dia
 1º Momento 8:00 as 8:15
ü Leitura para deleite: Anacleto ( Larousse Junior)
ü Apresentação dos objetivos
 2º Momento 8:15 as 9:00
ü Levantamento dos conhecimentos prévios através dos seguintes questionamentos escritos:
a)    O que são gêneros textuais?
b)   Escreva alguns gêneros textuais que você conhece.
c)    Para que servem os gêneros textuais?
d)   Como funcionam os gêneros textuais?
e)   Por que ensinar os gêneros textuais na escola?
3º Momento  9:00 as 10:00
ü Socialização dos Conhecimentos prévios
ü Sistematização pelo (a) orientador (a) através da apresentação do quadro dos tipos e características dos  gêneros.
10:00 as 10:15 INTERVALO
4º Momento  10:15 as 11:00
ü Gts para trabalhar os gêneros
ü Entrega de alguns gêneros e pedir que em grupo faça a seguinte analise:
Tipo de gênero
Finalidade do gênero
Características
Para que publico foi produzido?
Utilizando o mesmo gênero produzir uma atividade interdisciplinar colocando:
ü O que ensinar
ü Para que ensinar
ü Como ensinar
ü Como avaliar
5 º Momento 11:00 as 12:00
ü Socialização no grupão sobre as analises e atividade produzida em grupo seguida das intervenções do (a) orientador (a);
12:00 às 14:00  ALMOLÇO
6º Momento 14:00 às   15:00
ü Levantamento dos conhecimentos prévios através dos seguintes questionamentos:
a)    O que é lúdico?
b)   O que é brincar?
c)    O que é brincadeira?
d)   O que é jogar?
ü Socialização dos conhecimentos prévios seguido de sistematização pelo (a) orientador(a)
7º Momento 15:00 às   14:00
ü Gts  para trabalhar os jogos de Alfabetização
ü Entregar aos professores os jogos  de alfabetização
      Cada grupo (determinar os componentes de acordo com o numero de participantes)  fará um estudo sobre dois jogos (1 do trilhas e 1 do pacto)
ü Ler as orientações de cada jogo e jogar
ü Registrar como encaminhariam o trabalho com esses jogos em sala de aula, pensando nas possibilidades de trabalho na rotina.
16:00 as  16:15 INTERVALO
16:15 as 17:30
ü Socializar dos jogos e encaminhamentos.
ü Sistematização feita pela formadora através
 8º Momento 17:30 as 18:00
Avaliação do encontro e auto –  avaliação.

Cruzeiro do Sul- 05/09/2013
Maria José Caetano Lima

Aurea Costa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário