III PAUTA-
FORMAÇÃO PNAIC – MODULOS III-IV-V
Data: 26 e 27/09/2013
Local: Sala de Formação SEMED
Carga Horaria: 18 horas
Orientadoras de
Estudos: Maria José
Caetano Lima e Aurea Costa Oliveira
Publico Alvo: Professores de 1º ao 3º ano- Educação
do Campo
1- Temas:
Ø Apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização na Escola do Campo.
Ø Brincando na Escola: O lúdico nas
Escolas do Campo.
Ø O trabalho com gêneros textuais em turmas
multisseriadas.
2- Conteúdos
Ø Consolidação do SEA na Educação do
Campo.
Ø Jogos no processo de apropriação do
SEA na Educação do Campo.
Ø Os gêneros textuais na perspectiva do
alfabetizar letrando, no contexto da Educação do Campo.
3- Objetivos
Ø Compreender que a aprendizagem da
escrita alfabética constitui um processo de apropriação de um sistema de
notação e não a aquisição de códigos, refletindo sobre as perspectivas de letramento dentro
das contribuições da psicogêneses da
escrita e as relações entre consciência
fonológica e alfabetização.
Ø Refletir sobre a importância da
leitura e produção de textos na alfabetização, analisando as características
composicionais que distinguem os gêneros textuais e sua utilização para o
desenvolvimento da oralidade da leitura e escrita.
Ø Refletir sobre como os jogos e brincadeiras
podem auxiliar de maneira lúdica no processo de apropriação do Sistema de
Escrita Alfabética, na compreensão de suas propriedades e no domínio de algumas de suas convenções.
4- Cronograma e Desenvolvimento
1º Dia-
1º Momento
8:00 as 8:30
ü Boas Vindas
ü Leitura para Deleite: Pés na
Areia( Michael Dahl )
ü Dinâmicas: Pulmões
de Aço (adaptado do Livro Jogos e brincadeira de A a Z pg 178)
ü Apresentação dos Objetivos
2º Momento
8:30 as 9:00
Retomada do modulo II- Planejamento do Ensino na Perspectiva da
Diversidade
- Comentários do Para Casa
5- Planejar uma sequencia de atividades, identificando os princípios de
didáticos que subsidiarão o desenvolvimento das aulas : escolher um livro do
acervo de obras complementares para usar no planejamento;
7- Analisar atividades de
alfabetização do livro didático identificando os objetivos das atividades que
possibilitem o desenvolvimento de habilidades fonológicas.
Ler o texto “ Materiais didáticos no
ciclo de alfabetização “ da seção Compartilhando,
e fazer um levantamento dos materiais descritos no texto que estão disponíveis
na escola. Analisar os materiais e listar alguns a serem usados. Pg 51 a 56
3º Momento 9:00 as 10:00
Formação de GTs para levantamento dos
conhecimentos prévios através dos
seguintes questionamentos Escritos:
a)
O
que as letras registram?
b)
Como
as letras criam palavras escritas
c)
O
que a criança precisa saber para se apropriar do Sistema de Escrita?
d)
No
seu ponto de vista como a criança aprende a ler e escrever? Elas são capazes de
levantar hipótese? Quais?
e)
Relate
experiências vividas ou contadas de situações em o professor conseguiu acompanhar
os avanços de uma criança no processo de leitura e escrita e quais as
intervenções do professor nesse processo?
10: 00 as 10:15
INTERVALO
4º Momento 10:15 as 11:00
ü Socialização dos Conhecimentos
prévios.
ü Sistematização e tratamentos das
informações pelo (a) orientador (a) de estudo através da demonstração do quadro
das propriedades da SEA e do quadro das hipóteses (Slides)
5º Momento 11:00 as 12:00
ü Gts – leitura pag: 13 a 19 – Educação do Campo 03 e entrega aleatória das pastas contendo o
diagnostico de escrita realizado na atividade para casa.
ü Pedir que os participantes com base na leitura realizada pg 13 a 19 façam
uma nova analise das escritas colhidas.
ü Em um cartaz ainda considerando a leitura das pg 13 a 19 classifique as
escritas das crianças analisadas nas hipóteses correspondentes preenchendo uma
tabela com os seguintes critérios:
Criança
|
Hipóteses
|
Características que a hipóteses apresenta
|
Como o professor deve ajuda -la
|
12:00 as 14:00 –
ALMOÇO
6º Momento 14:00 as 16:00
Dinâmica: Rima com Rima
(adaptado do livro Jogos e brincadeiras de A a Z pg 190
Conteúdo indicados: escritas, ortografia, vocabulário
Valores e atitudes: Esforço, atenção, perspicácia e
espirito de equipe.
Descrição: 2 colunas o orientador dirá uma
palavra e os primeiros professores de cada coluna deverão escrever outra que
rime, e passar para o próximo da coluna, que escreverá outra palavras que rime
com a anterior e assim sucessivamente até o ultimo que deve levar a folha de
papel ao primeiro de sua equipe, ganha que terminar primeiro e todas palavras
estejam rimando..
ü Socialização das atividades dos Gts
ü Sistematização pelo (a) orientador (a)
através de um vídeo sobre hipóteses da escrita.
16 : 00 as 16:15- INTERVALO
7º Momento 16:15 as 17:00
ü Levantamento dos conhecimentos
prévios sobre consciência fonológica através dos seguintes questionamentos:
a)
O que é consciência fonológica?
b)
Qual sua importância no processo de
alfabetização?
8º Momento 17:00 as 18:00
ü Socialização dos conhecimentos
prévios no grupão
ü Sistematização pelo (a) orientador (a)
através de demonstrações praticas ou vídeo sobre consciência fonológica.
2º Dia
1º Momento 8:00 as 8:15
ü Leitura para deleite: Anacleto (
Larousse Junior)
ü Apresentação dos objetivos
2º Momento 8:15 as 9:00
ü Levantamento dos conhecimentos
prévios através dos seguintes questionamentos escritos:
a) O que são gêneros textuais?
b) Escreva alguns gêneros textuais que você conhece.
c) Para que servem os gêneros textuais?
d) Como funcionam os gêneros textuais?
e) Por que ensinar os gêneros textuais na escola?
3º Momento
9:00 as 10:00
ü Socialização dos Conhecimentos
prévios
ü Sistematização pelo (a) orientador (a)
através da apresentação do quadro dos tipos e características dos gêneros.
10:00 as 10:15 INTERVALO
4º Momento 10:15 as 11:00
ü Gts para trabalhar os gêneros
ü Entrega de alguns gêneros e pedir que
em grupo faça a seguinte analise:
Tipo
de gênero
Finalidade
do gênero
Características
Para
que publico foi produzido?
Utilizando
o mesmo gênero produzir uma atividade interdisciplinar colocando:
ü O que ensinar
ü Para que ensinar
ü Como ensinar
ü Como avaliar
5 º Momento 11:00 as 12:00
ü Socialização no grupão sobre as
analises e atividade produzida em grupo seguida das intervenções do (a)
orientador (a);
12:00 às 14:00 ALMOLÇO
6º Momento 14:00 às 15:00
ü Levantamento dos conhecimentos prévios através dos seguintes
questionamentos:
a) O que é lúdico?
b) O que é brincar?
c) O que é brincadeira?
d) O que é jogar?
ü Socialização dos conhecimentos prévios seguido de sistematização pelo (a)
orientador(a)
7º Momento 15:00 às 14:00
ü Gts para trabalhar os jogos de
Alfabetização
ü Entregar aos professores os jogos
de alfabetização
• Cada grupo (determinar os componentes de acordo com o numero de
participantes) fará um estudo sobre dois
jogos (1 do trilhas e 1 do pacto)
ü Ler as orientações de cada jogo e jogar
ü Registrar como encaminhariam o
trabalho com esses jogos em sala de aula, pensando nas possibilidades de
trabalho na rotina.
16:00 as 16:15
INTERVALO
16:15 as 17:30
ü Socializar dos jogos e
encaminhamentos.
ü Sistematização feita pela formadora
através
8º Momento 17:30 as 18:00
Avaliação do encontro e auto – avaliação.
Cruzeiro do Sul-
05/09/2013
Maria José Caetano Lima
Aurea Costa Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário