domingo, 30 de agosto de 2009

PROJETO PARA FORMAÇÃO DO MODULO II DO ESCOLA ATIVA

ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL
Secretaria Municipal de Educação – SEMEC

ENCONTRO DE FORMAÇÃO
DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA
MÓDULO II: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DO CAMPO

Projetos de formação para os professores do campo da rede Municipal de Ensino de Cruzeiro do Sul

JUSTIFICATIVA
O Programa Escola Ativa já é uma realidade na rede Municipal de Ensino de Cruzeiro do Sul.A Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul objetivando atender às necessidades da educação do campo, onde as escolas rurais passam por um processo de ampliação e adequação da estrutura física e metodológica, adere ao programa Escola Ativa que tem como eixo norteador trabalhar com as escolas do campo em turmas multisseriadas.
Uma de suas ações é cumprindo uma das metas do referido programa. Do dia 10 ao dia 15 de agosto a equipe de técnicos – multiplicadores do Escola Ativa da SEMEC recebeu no município de Rio Branco- Acre a formação do Modulo II, intitulado “Introdução a educação do campo”, que ficou sob a responsabilidade da UFAC(Universidade Federal do Acre).
Esta formação buscou embasar os multiplicadores de forma prática e teórica, onde estes tem a responsabilidade de multiplicar os conhecimentos recebidos naquela formação aos professores das escolas rurais da rede municipal de Cruzeiro do Sul. Estas ações buscam concretizar os objetivos do referido programa, que a nosso ver vem contribuir para a elevação da qualidade do ensino no município.
Este projeto de formação objetiva, portanto, proporcionará aos professores das escolas rurais reflexões e debates teóricos - conceituais preliminares acerca da Educação do Campo no cenário das políticas públicas brasileiras, assim como subsidiá-los na concretização da proposta, rumo a uma educação que atenda a demanda e necessidades da clientela da área rural.
OBJETIVOS

• Refletir e debater a educação do campo, mostrando as nuances conceituais que vem ganhando campo nesta área educacional;
• Conhecer a formatação do Programa Escola Ativa dentro de uma nova perspectiva e no contexto da educação do campo;
• Comprender o Projeto Político pedagógico como uma construção coletiva necessária ao bom andamento das ações educativas da escola;
• Construir, junto a comunidade escolar estratégias de alcance de metas e objetivos a partir de subsidios teóricos e prácticos do programa Escola Ativa.

METODOLOGIA
Para uma melhor dinâmica do trabalho de multiplicadores e considerando as dificuldades de ordem geográfica da rede, os professores serão divididos em dois grupos de estudo, onde a formação acontecerá em duas escolas pólo. Os professores das Nucleações Educacionais BR 364 e BR 307 ficarão na escola Renato Braga e os professores das Nucleações Educacionais Juruá Mirim e Juruá Valparaíso ficarão na escola Helena Nobre.
A dinâmica metodológica da formação obedecerá aos seguintes temas:
• O programa escola ativa no contexto da educação do campo
• A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileira;
• O programa escola ativa dentro de uma nova perspectiva, educação do campo e a construção do sujeito de direitos;
• Explanação sobre construção do Projeto Político Pedagógico
A capacitação será realizada a partir de apresentação oral, que será proferida pelos professores formadores; debates a partir de temas escolhido previamente; momentos de relatos de experiências de professores envolvidos em salas multisseriadas; palestra de especialistas na área de educação; leitura compartilhada; apresentação de slides com os aspectos mais importantes do programa e dos temas a serem abordados nesta etapa; e atividades práticas, a serem realizadas pelos cursistas. Todas as atividades estão descritas no cronograma de trabalho.
FORMADORES
Maria José Caetano, Áurea Nascimento, Antonia Eliana e Ralph Fernandes
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO MÓDULO
O presente projeto será realizado no período de 14 a 18 de setembro 2009, sendo esta data flexível a realidade da rede.
Obs.: considerando as condições orçamentárias do município, as capacitações serão realizadas por Nucleações Educacionais obedecendo ao cronograma abaixo ocorrendo, mudanças apenas nas datas e horários.

LOCAL DE FORMAÇÃO
Escola Renato Braga
Escola Helena Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário