PAUTA
DO 1º ENCONTRO PNAIC
1º- OBJETIVOS
Ø Aprofundar
a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do ensino fundamental e a
definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento nas áreas da leitura
e da escrita;
Ø Entender
a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
Ø Compreender
a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo
instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
Ø
Construir,
coletivamente, o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e
desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
2º- Cronogramae
Desenvolvimento
|
|
1º Dia
|
|
MANHÃ
|
|
8 :00 as 8:15
|
ü
Boas
Vindas;
ü
Leitura
do texto para deleite: “O Poeta e a Rosa”
ü
Apresentação
dos objetivos
|
8 :15 as 9:30
|
ü
Dinâmica
de Apresentação “Quem sou Eu”/Levantamento dos conhecimentos prévios.
ü
Os
participantes deverão apresentar - se respondendo as seguintesinterrogações:
Quem sou eu?
ü
Qual
Regional e Escola que trabalho?
ü
Minhas
expectativas em relação ao encontro?
ü
Qual
ano que trabalho e quantidade de alunos?
ü
O
que é alfabetização? O que letramento? (em tarjetas)
|
9:30 as 10:30
|
ü
Apresentação
dialogada da Proposta do Programa PNAIC- slides.
|
10:30 as 10:45
|
INTERVALO
|
10: 45 as11:15
|
ü
Gts/ Entrega de tarjetas (acompanhadas do
texto original) com as principais partes do texto: Currículo no Ciclo de
Alfabetização: Introduzindo a discussão sobre Educação do Campo
(Caderno Educação. Do Campo Unidade 1 p. 9 a 13) para Leitura e reflexão.
|
11:15 as 12:00
|
ü
Socialização dos Gts, sobre leitura e reflexãodo texto: Currículo
no Ciclo de Alfabetização: Introduzindo a discussão sobre Educação do Campo (Caderno
Educação . do Campo Unidade 1 p. 9 a 13).
|
12:00 as 14:00
|
ALMOÇO
|
2º- Cronograma e Desenvolvimento
|
|
1º Dia
|
|
TARDE
|
|
14 :00 as 14:30
|
ü
Analise
e discussão sobre o perfil do professor Alfabetizador na Educação do Campo (Caderno
Educação do Campo Unidade 1 p. 14) através do slide;
|
14
: 30 as 15:15
|
ü
Gts
para Leitura e estudo dirigido do texto: Alfabetização e Letramento no Campo:
desafios e perspectivas (Caderno Educação do Campo Unidade 1- p. 17 a
30);
Obs. Entregar a cada grupo um
questionamento relacionado à leitura.
|
15 : 15 as 16:00
|
ü
Socialização
dos Gts sobre os questionamento referente
Leitura e estudo dirigido do texto: Alfabetização e Letramento no
Campo: desafios e perspectivas (Caderno Educação do Campo Unidade 1-
p. 17 a 30); Seguida de intervenções do Orientador;
|
16 : 00 as 16:15
|
INTERVALO
|
16: 15 as 16 :30
|
ü
Vídeo
sobre Construção da Escrita
|
16:30 as 17:00
|
ü
Socialização
do Vídeo sobre Construção da Escrita
|
17:00 as 18:00
|
Slides sobre
Psicogêneses da Escrita- Explicando
cada Nível de Escrita.
|
2º- Cronograma e Desenvolvimento
|
|
2º Dia
|
|
MANHÃ
|
|
8 :00 as 8:15
|
ü
Leitura
do texto para deleite: “Se um dia eu for embora” (PNBE2010)
|
8 :15 as 9:00
|
ü
Slides sobre situações de planejamento para
agrupamentos produtivos;
|
9:00 as 9:30
|
ü
Gts para Análise de Escrita;
|
9:30 as 10:30
|
ü
Socialização
dos Gts sobre Análise de Escrita com contribuição do orientador;
|
10:30 as 10:45
|
INTERVALO
|
Gts para simulações de
agrupamentos produtivos;
|
|
9:30 as 10:30
|
ü
Socialização
dos Gts sobre planejamento para agrupamentos produtivos com contribuição do
orientador.
|
10:30 as 10:45
|
INTERVALO
|
10: 45 as 12:00
|
ü
Gts para leitura e reflexão do texto:
Avaliação para Inclusão:
alfabetização para todos – Caderno Ano 03- Unidade 01/texto 02 p.22 a 26.
ü
Considerando o quadro entregue, responder
os seguintes questionamentos:
1) Refletindo sobre avaliação dentro
da perspectiva do letramento, explique, a definição de avaliação;
2 ) Cite e explique as dimensões da
avaliação formativa;
3) Apresente formas de avaliar a
leitura, o domínio do sistema de escrita, a produção de textos e a oralidade;
4) Explique a justificativa da não
reprovação no ciclo de alfabetização.
|
12:00 as 14:00
|
ALMOÇO
|
2º- Cronograma e Desenvolvimento
|
|
2º Dia
|
|
TARDE
|
|
14:00 as 15:00
|
ü
Socialização dos Gts, sobre a leitura e reflexão do texto:
Avaliação para Inclusão:
alfabetização para todos – Caderno Ano 03- Unidade 01/texto 02 p.22 a 26.
(respostas aos questionamentos)
|
15 :00 as 16:00
|
ü
Roda de Conversa: Leitura interativa sobre os direitos
de Aprendizagem- Caderno Educação do Campo /Unidade 01 p. 46 a 51.
|
16 : 00 as 16:15
|
INTERVALO
|
16: 15 as 17 :30
|
ü
Discutir
sobre o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma.
Caderno Ano 03 – Unidade 01 p. 34 a
42.
|
17:30 as 18:
|
Momento para Avaliação do Encontro
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário