sábado, 3 de agosto de 2013

Pauta 1ª Formação PNAIC Modulo I e II

PAUTA DO 1º ENCONTRO PNAIC
1º- OBJETIVOS
Ø  Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do ensino fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento nas áreas da leitura e da escrita;
Ø  Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
Ø  Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
Ø  Construir, coletivamente, o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
2º- Cronogramae Desenvolvimento
1º Dia

MANHÃ

8 :00 as 8:15

ü  Boas Vindas;
ü  Leitura do texto para deleite: “O Poeta e a Rosa”
ü  Apresentação dos objetivos





8 :15 as  9:30
ü  Dinâmica de Apresentação “Quem sou Eu”/Levantamento dos conhecimentos prévios.
ü  Os participantes deverão apresentar - se respondendo as seguintesinterrogações: Quem sou eu? 
ü  Qual Regional e Escola que trabalho?
ü  Minhas expectativas em relação ao encontro? 
ü  Qual ano que trabalho e quantidade de alunos?
ü  O que é alfabetização? O que letramento? (em tarjetas)

9:30 as 10:30
ü  Apresentação dialogada da Proposta do Programa PNAIC- slides.
10:30 as 10:45
INTERVALO



10: 45 as11:15
ü  Gts/ Entrega de tarjetas (acompanhadas do texto original) com as principais partes do texto: Currículo no Ciclo de Alfabetização: Introduzindo a discussão sobre Educação do Campo (Caderno Educação. Do Campo Unidade 1 p. 9 a 13) para Leitura e reflexão.
11:15 as 12:00
ü  Socialização dos Gts, sobre leitura e reflexãodo texto: Currículo no Ciclo de Alfabetização: Introduzindo a discussão sobre Educação do Campo (Caderno Educação . do Campo Unidade 1 p. 9 a 13).
12:00 as 14:00
ALMOÇO
2º- Cronograma e Desenvolvimento
1º Dia

TARDE

14 :00 as 14:30

ü  Analise e discussão sobre o perfil do professor Alfabetizador na Educação do Campo (Caderno Educação do Campo Unidade 1 p. 14) através do slide; 



     14 : 30 as  15:15
ü  Gts para Leitura e estudo dirigido do texto: Alfabetização e Letramento no Campo: desafios e perspectivas (Caderno Educação do Campo Unidade 1- p. 17 a 30);
Obs. Entregar a cada grupo um questionamento relacionado à leitura.

15 : 15 as 16:00
ü  Socialização dos Gts sobre os questionamento referente   Leitura e estudo dirigido do texto: Alfabetização e Letramento no Campo: desafios e perspectivas (Caderno Educação do Campo Unidade 1- p. 17 a 30); Seguida de intervenções do Orientador;
16 : 00 as 16:15
INTERVALO

16: 15 as 16 :30
ü  Vídeo  sobre  Construção da Escrita
16:30 as 17:00
ü  Socialização do Vídeo sobre Construção  da Escrita
17:00 as 18:00
Slides sobre Psicogêneses da Escrita- Explicando cada Nível de Escrita.











                                    


2º- Cronograma e Desenvolvimento
2º Dia

MANHÃ

8 :00 as 8:15

ü  Leitura do texto para deleite: “Se um dia eu for embora” (PNBE2010)


8 :15 as  9:00
ü  Slides sobre situações de planejamento para agrupamentos produtivos;
9:00 as 9:30
ü   Gts para Análise de Escrita;
9:30 as 10:30
ü  Socialização dos Gts sobre Análise de Escrita com contribuição do orientador;
10:30 as 10:45
INTERVALO

  Gts  para simulações de agrupamentos produtivos;

9:30 as 10:30
ü  Socialização dos Gts sobre planejamento para agrupamentos produtivos com contribuição do orientador.
10:30 as 10:45
INTERVALO
10: 45 as 12:00
ü   Gts para leitura e reflexão do texto:
Avaliação para Inclusão: alfabetização para todos – Caderno Ano 03- Unidade 01/texto 02 p.22 a 26.
ü  Considerando o quadro entregue, responder os seguintes questionamentos:
1) Refletindo sobre avaliação dentro da perspectiva do letramento, explique, a definição de avaliação;
2 ) Cite e explique as dimensões da avaliação formativa;
3) Apresente formas de avaliar a leitura, o domínio do sistema de escrita, a produção de textos e a oralidade;
4) Explique a justificativa da não reprovação no ciclo de alfabetização.
12:00 as 14:00
ALMOÇO


2º- Cronograma e Desenvolvimento
2º Dia

TARDE
14:00 as 15:00
ü  Socialização dos Gts,  sobre a leitura e reflexão do texto:
Avaliação para Inclusão: alfabetização para todos – Caderno Ano 03- Unidade 01/texto 02 p.22 a 26. (respostas aos questionamentos)

15 :00 as 16:00
ü  Roda de Conversa: Leitura interativa sobre os direitos de Aprendizagem- Caderno Educação do Campo /Unidade 01 p. 46 a 51.
16 : 00 as 16:15
INTERVALO

16: 15 as 17 :30
ü  Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma. Caderno  Ano 03 – Unidade 01 p. 34 a 42.
17:30 as 18:
Momento para Avaliação do Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário