sábado, 3 de agosto de 2013

Pauta 2ª Formação PNAIC Modulo II


PAUTA 2ª FORMAÇÃO PNAIC – MODULO II – EDUCAÇÃO DO CAMPO
Rede Municipal de Cruzeiro do Sul- Acre
ü  DATA:  27,28/06/2013
ü  LOCAL:  Sala de Formação SEMEC
ü  CARGA HORARIA: 24h
ü  PUBLICO ALVO: Professores de 1º ao 3º ano da Educação do Campo
ü  Orientadora: Maria José Caetano  e Áurea Costa Oliveira
1º- OBJETIVOS
ü  Reconhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC (livros didáticos às complementares a aprovadas pelo no PNLD livros do PNBE e PNBE Especial; jogos didáticos distribuídos pelo MEC) e planejar situações didáticas em que tais  materiais seja usados;
ü  Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas, de organização de rotinas, na perspectiva alfabetização e do  letramento;
ü  Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula.
ü  Discutir sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para ampliar, potencializar as possiblidades do ensino e orientar a utilização de jogos e brincadeiras em contextos inclusivos de alfabetização.
3º.Conteúdos:
ü  Importância da Literatura Infantil
ü  Os 4 eixos de Língua Portuguesa.
ü   As modalidades organizativas do trabalho pedagógico/Planejamento didático: rotina, sequências didáticas e projetos.
ü  Jogos Pedagógicos
ü  Alfabetização de Crianças com deficiência
5º - Cronograma e Metodologia
1º Dia - Manhã
1º Momento-  8:00 as 8:15
ü  Boas vindas;
Dinâmica:  Desafio
Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? Você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar?
Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok?
Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos: essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória, (relacionar com o desafio de alfabetizar).
ü  Leitura para deleite – Cadeira de balanço (Vanessa Campos Rocha)
OBS: Antes da Leitura, falar o titulo e apontador, comentar um pouco sobre o autor e colocar porque o texto está escolhido e pedir que antecipem sobre o que pensam que o texto vai nos trazer.
ü  Apresentação dos Objetivos
ü  Retomada do Encontro anterior:

2º Momento-  8:15 as 9:00
Ø  Pedir que os participantes  em grupo dirijam –se  até o cantinho da literatura (organizado antecipadamente, e com livros infantis, de historias, biografias, imagens, literários, instrucionais e outros ) e escolham um livro, façam a leitura e  analise- o,  atentando para o titulo, o nome do autor, as cores, cenários e as ilustrações, tanto da capa, quanto do miolo do livro (quando houver), que ideia tiveram antes da leitura e depois, o narrador é o mesmo que escreveu, ele faz parte da historia  e qual o gênero?
Ø  Socialização das analise no grupão com intervenções da orientadora;
3º Momento:  9:00 as 10:00
Ø  Gts sobre o texto 2- A rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem pg 23 a 31/ Caderno Educação do Campo Unidade 2
Ø  Leitura e reflexão sobre o texto - os participantes irão realizar a leitura e discutir como os eixos de ensino da Língua Portuguesa são contemplados em sua prática? Há equilíbrio entre os eixos no cotidiano escolar? Em seguida cada grupo ira representar a teoria através da pratica enfatizando os 4 eixos centrais  do Ensino de Língua Portuguesa: leitura, produção de texto escrito, linguagem oral e analise linguística.
Ø  Socialização da Leitura no grupão com intervenções da orientadora.
INTERVALO: 10 : 00 as 10:15
4º Momento: 10:15 as 12:00
Ø  Situação Pratica sobre o texto 2- A rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem pg 23 a 31/ Caderno Educação do Campo Unidade 2
 Situações Práticas - Cada grupo escolherá nas arvores dos gêneros textuais, um tipo textual (arvore exposta na sala de formação confeccionada anteriormente), potencializar o tipo textual construindo atividades que contemple os quatros eixos centrais da Língua Portuguesa  e de 1º ao 5º anos, sem esquecer os direitos de aprendizagem que devem ser contemplados nas atividades.
Ø  Socialização das atividades no grupão – cada grupo irá apresentar para o grupão as atividades elaboradas e a orientadora fará a sistematização  e as intervenções necessárias  das atividades em uma tabela:
5º Momento:  14:00 as 15:45
Ø  Dinâmica: Palavra puxa palavra, palavra puxa texto. (30mt)
Ø  Desenvolvimento: Formar grupos e o orientador lança uma palavra e os cursistas  apresentam outras que se relacionem com a primeira (um escriba em cada grupo anotara as palavras apresentadas)
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO. Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura, em seguida pedir que cada grupo produza pequeno texto utilizando se das palavras, não se esquecer de da um titulo, o grupo que terminar primeiro a produção ganhará brinde. Expor os textos em um mural.
Ø   Formação de Gts para leitura reflexão (1h )
Ø   Formar para organização do trabalho pedagógico contemplando as modalidades organizativas. Dividir os grupos de forma que: G1 leitura e reflexão sobre os princípios  para pensar o ciclo de alfabetização, G2 leitura e reflexão sobre os princípios  para pensar o ciclo de alfabetização G3 conceitue e  caracterize cada atividades permanentes, G5 conceitue e  caracterize sequência didática, G4 conceitue e  caracterize projetos, ou seja uma das formas de organização dos conteúdos: projeto sequencia didático e atividade permanentes, mediante a leitura  do Texto - 1.2. Princípios para se pensar o ciclo de alfabetização- caderno do campo pg 15 a 21/Caderno do  - Modulo 2
o   Explicar que, embora as diferentes áreas de conhecimento façam parte da rotina, agora o foco de discussão será Língua Portuguesa.
Socialização do tema com intervenções do orientador.
Ø  Apresentação do Horário em slides a ser obedecido pela multisérie (15mt )
INTERVALO - 15: 45 as 16:00
6º Momento – 16:00 as 18:00
Ø  Entregar do Livro Didático
Ø   e pedir que cada grupo monte uma rotina  para trabalhar a multiséria considerando  todas as disciplinas, com ênfase  nos 4 eixos centrais  do Ensino de Língua Portuguesa: leitura, produção de texto escrito, linguagem oral e analise linguística  bem como os 4 eixos de Matemática: Números Naturais e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma e Tratamento da informação  e ainda não esquecendo as modalidades organizativas: atividade permanente, projetos e sequencias didáticas. 
Ø  Socialização das rotinas no grupão com intervenções pela orientadora para trabalhar na multisérie e demonstração de uma sugestão de rotina pela orientadora
Ø  Sistematização do tema:  para sistematização do tema será apresentado uma sugestão de rotina e vídeo: planejar é preciso






PROGRAMA PNAIC
Rotina Semanal- Multisérie
              ESCOLA____________________________________________________________________________________________________________
                 PROFESSORA________________________________________________________________________________________________________

Atividades
Anos
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira


ATIVIDADES PERMANENTE
Todos
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Leitura  pelo professor de  uma lenda
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Leitura  pelos alunos de  uma noticia
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Escrita de listas pelos alunos
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Roda de conversa
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Produção de texto Oral com destino escrito
Correção do para casa




PORTUGUÊS

MATEMÁTICA



Cruzeiro do Sul –acre  Coordenação da Educação do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário