quarta-feira, 2 de outubro de 2013

3ª Formação PNAIC - Pauta Módulos 3, 4 e 5




III PAUTA- FORMAÇÃO  PNAIC – MODULOS III-IV-V
Data: 26 e 27/09/2013
Local: Sala de Formação SEMED
Carga Horaria: 18 horas
Orientadoras de Estudos: Maria José Caetano Lima e Aurea Costa Oliveira
Publico Alvo: Professores de 1º ao 3º ano- Educação do Campo
1-    Temas:
Ø Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização na Escola do Campo.
Ø Brincando na Escola: O lúdico nas Escolas do Campo.
Ø  O trabalho com gêneros textuais em turmas multisseriadas.
2-    Conteúdos
Ø Consolidação do SEA na Educação do Campo.
Ø Jogos no processo de apropriação do SEA na Educação do Campo.
Ø Os gêneros textuais na perspectiva do alfabetizar letrando, no contexto da Educação do Campo.
3-     Objetivos
Ø Compreender que a aprendizagem da escrita alfabética constitui um processo de apropriação de um sistema de notação e não a aquisição de códigos, refletindo  sobre as perspectivas de letramento dentro das  contribuições da psicogêneses da escrita e as relações  entre consciência fonológica e alfabetização.
Ø Refletir sobre a importância da leitura e produção de textos na alfabetização, analisando as características composicionais que distinguem os gêneros textuais e sua utilização para o desenvolvimento da oralidade da leitura e escrita.
Ø Refletir sobre como os jogos e brincadeiras  podem auxiliar  de maneira lúdica  no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, na compreensão de suas  propriedades e no domínio de algumas  de suas convenções.
4-    Cronograma e Desenvolvimento
1º Dia-
1º Momento    8:00 as 8:30
ü Boas Vindas
ü Leitura para Deleite:  Pés na Areia( Michael Dahl )
ü Dinâmicas: Pulmões de Aço (adaptado do Livro Jogos e brincadeira de A a Z pg 178)
ü Apresentação dos Objetivos
2º Momento  8:30 as 9:00
Retomada do modulo II- Planejamento do Ensino na Perspectiva da Diversidade
- Comentários do Para Casa
5-  Planejar uma sequencia  de atividades, identificando os princípios de didáticos que subsidiarão o desenvolvimento das aulas : escolher um livro do acervo de obras complementares para usar no planejamento;
7- Analisar atividades de alfabetização do livro didático identificando os objetivos das atividades que possibilitem o desenvolvimento de habilidades fonológicas.
Ler o texto “ Materiais didáticos no ciclo de alfabetização “ da seção Compartilhando, e fazer um levantamento dos materiais descritos no texto que estão disponíveis na escola. Analisar os materiais e listar alguns a serem usados. Pg 51 a 56
3º Momento 9:00 as 10:00
Formação de GTs para levantamento dos conhecimentos prévios  através dos seguintes questionamentos Escritos:
a)    O que as letras registram?
b)    Como as letras criam palavras escritas
c)     O que a criança precisa saber para se apropriar do Sistema de Escrita?
d)    No seu ponto de vista como a criança aprende a ler e escrever? Elas são capazes de levantar hipótese? Quais?
e)    Relate experiências vividas ou contadas de situações em o professor conseguiu acompanhar os avanços de uma criança no processo de leitura e escrita e quais as intervenções do professor nesse processo?
10: 00 as 10:15  INTERVALO
4º Momento   10:15 as 11:00
ü Socialização dos Conhecimentos prévios.
ü Sistematização e tratamentos das informações pelo (a) orientador (a) de estudo através da demonstração do quadro das propriedades da SEA e do quadro das hipóteses (Slides)
5º Momento  11:00 as 12:00
ü Gts – leitura pag: 13 a 19 – Educação do Campo 03  e entrega aleatória das pastas contendo o diagnostico de escrita realizado na atividade para casa.
ü Pedir que os participantes com base na leitura realizada pg 13 a 19 façam uma nova analise das escritas colhidas.
ü Em um cartaz ainda considerando a leitura das pg 13 a 19 classifique as escritas das crianças analisadas nas hipóteses correspondentes preenchendo uma tabela com os seguintes critérios:
Criança
Hipóteses
Características que a hipóteses apresenta
Como o professor deve ajuda -la

12:00 as 14:00 – ALMOÇO
6º Momento  14:00 as 16:00
Dinâmica: Rima com Rima (adaptado do livro Jogos e brincadeiras de A a Z pg 190
Conteúdo indicados: escritas, ortografia, vocabulário
Valores e atitudes: Esforço, atenção, perspicácia e espirito de equipe.
Descrição: 2 colunas o orientador dirá uma palavra e os primeiros professores de cada coluna deverão escrever outra que rime, e passar para o próximo da coluna, que escreverá outra palavras que rime com a anterior e assim sucessivamente até o ultimo que deve levar a folha de papel ao primeiro de sua equipe, ganha que terminar primeiro e todas palavras estejam rimando..  
ü Socialização das atividades dos Gts
ü Sistematização pelo (a) orientador (a) através de um vídeo sobre hipóteses da escrita.
16 : 00 as 16:15-  INTERVALO
7º Momento 16:15 as 17:00
ü Levantamento dos conhecimentos prévios sobre consciência fonológica através dos seguintes questionamentos:

a)    O que é consciência fonológica?

b)   Qual sua importância no processo de alfabetização?
8º Momento 17:00 as 18:00
ü Socialização dos conhecimentos prévios no grupão
ü Sistematização pelo (a) orientador (a) através de demonstrações praticas ou vídeo sobre consciência fonológica.





2º Dia
 1º Momento 8:00 as 8:15
ü Leitura para deleite: Anacleto ( Larousse Junior)
ü Apresentação dos objetivos
 2º Momento 8:15 as 9:00
ü Levantamento dos conhecimentos prévios através dos seguintes questionamentos escritos:
a)    O que são gêneros textuais?
b)   Escreva alguns gêneros textuais que você conhece.
c)    Para que servem os gêneros textuais?
d)   Como funcionam os gêneros textuais?
e)   Por que ensinar os gêneros textuais na escola?
3º Momento  9:00 as 10:00
ü Socialização dos Conhecimentos prévios
ü Sistematização pelo (a) orientador (a) através da apresentação do quadro dos tipos e características dos  gêneros.
10:00 as 10:15 INTERVALO
4º Momento  10:15 as 11:00
ü Gts para trabalhar os gêneros
ü Entrega de alguns gêneros e pedir que em grupo faça a seguinte analise:
Tipo de gênero
Finalidade do gênero
Características
Para que publico foi produzido?
Utilizando o mesmo gênero produzir uma atividade interdisciplinar colocando:
ü O que ensinar
ü Para que ensinar
ü Como ensinar
ü Como avaliar
5 º Momento 11:00 as 12:00
ü Socialização no grupão sobre as analises e atividade produzida em grupo seguida das intervenções do (a) orientador (a);
12:00 às 14:00  ALMOLÇO
6º Momento 14:00 às   15:00
ü Levantamento dos conhecimentos prévios através dos seguintes questionamentos:
a)    O que é lúdico?
b)   O que é brincar?
c)    O que é brincadeira?
d)   O que é jogar?
ü Socialização dos conhecimentos prévios seguido de sistematização pelo (a) orientador(a)
7º Momento 15:00 às   14:00
ü Gts  para trabalhar os jogos de Alfabetização
ü Entregar aos professores os jogos  de alfabetização
      Cada grupo (determinar os componentes de acordo com o numero de participantes)  fará um estudo sobre dois jogos (1 do trilhas e 1 do pacto)
ü Ler as orientações de cada jogo e jogar
ü Registrar como encaminhariam o trabalho com esses jogos em sala de aula, pensando nas possibilidades de trabalho na rotina.
16:00 as  16:15 INTERVALO
16:15 as 17:30
ü Socializar dos jogos e encaminhamentos.
ü Sistematização feita pela formadora através
 8º Momento 17:30 as 18:00
Avaliação do encontro e auto –  avaliação.

Cruzeiro do Sul- 05/09/2013
Maria José Caetano Lima

Aurea Costa Oliveira

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Fotos 2ª Formação PNAIC Modulo II



Recanto da Leitura foi confeccionado com o objetivo de trabalhar literatura infantil com os professores alfabetizadores- Material recebido pelo MEC
Exposição do material fornecido pelo MEC para fins de familiarização dos professores alfabetizadores
Cantinho dos jogos foi criado por me para apresentar  material do trilhas,livro didático recebido nas escolar e ainda  as caixinhas de textos, confeccionado para cada professor.
Material elaborado por me para demonstração dos diversos gêneros textuais ao professores alfabetizadores.
Material confeccionado pela orientadora Áurea Costa para trabalhar com sua turma de professores alfabetizadores.
Trabalhos que foram  utilizados pela orientadora Áurea Costa e sua turma de professores alfabetizadores
Material confeccionado pela orientadora Áurea Costa para trabalhar com sua turma de professores alfabetizadores.
Material confeccionado pela orientadora Áurea Costa para trabalhar com sua turma de professores alfabetizadores.
Material confeccionado pela orientadora Áurea Costa para trabalhar com sua turma de professores alfabetizadores.
Material confeccionado pela orientadora Áurea Costa para trabalhar com sua turma de professores alfabetizadores.
                
Material confeccionado pela orientadora Áurea Costa para trabalhar com sua turma de professores alfabetizadores.
Material confeccionado pela orientadora Áurea Costa para trabalhar 
com sua turma de professores alfabetizadores.
                 Cadernos  confeccionados pela Orientadora Áurea Costa para seus professores Orientadores
Grupos de estudos da orientadora Áurea Costa
Apresentação os trabalhos dos Gts no grupão
                                                Apresentação os trabalhos dos Gts no grupão
                                               Apresentação os trabalhos dos Gts no grupão
                                             Apresentação os trabalhos dos Gts no grupão

Eu ( Mara Caetano) e minha turma de professores Alfabetizadores

Minha turma de professores Alfabetizadores apresentação a socialização dos Gts
                           Minha turma de professores Alfabetizadores apresentação a socialização dos Gts
                            Minha turma de professores Alfabetizadores apresentação a socialização dos Gts

Minha turma de professores Alfabetizadores -
 Regional Educacional Juruá Mirim e Juruá Valparaíso
Minha turma de professores Alfabetizadores -
 Regional Educacional Juruá Mirim e Juruá Valparaíso

Orientadora Áurea Costa com sua turma de professores Alfabetizadores

Orientadora Áurea Costa com sua turma de professores Alfabetizadores

Turma de professores Alfabetizadores da Orientadora de Estudos Áurea Costa  

                                              Turma de professores Alfabetizadores
                                                   da Orientadora de Estudos Áurea Costa  
                                            Turma de professores Alfabetizadores
                                                da Orientadora de Estudos Áurea Costa  
Material confeccionado  pela Orientadora  de Estudos Áurea Costa
                                     Material confeccionado  pela Orientadora  de Estudos Áurea Costa


Fotos 2ª formação PNAIC

Exposição do Material  oferecido pelo  MEC
e caixinhas de textos para subsidiar o trabalho pedagógico. 

sábado, 3 de agosto de 2013

Pauta 2ª Formação PNAIC Modulo II


PAUTA 2ª FORMAÇÃO PNAIC – MODULO II – EDUCAÇÃO DO CAMPO
Rede Municipal de Cruzeiro do Sul- Acre
ü  DATA:  27,28/06/2013
ü  LOCAL:  Sala de Formação SEMEC
ü  CARGA HORARIA: 24h
ü  PUBLICO ALVO: Professores de 1º ao 3º ano da Educação do Campo
ü  Orientadora: Maria José Caetano  e Áurea Costa Oliveira
1º- OBJETIVOS
ü  Reconhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC (livros didáticos às complementares a aprovadas pelo no PNLD livros do PNBE e PNBE Especial; jogos didáticos distribuídos pelo MEC) e planejar situações didáticas em que tais  materiais seja usados;
ü  Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas, de organização de rotinas, na perspectiva alfabetização e do  letramento;
ü  Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula.
ü  Discutir sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para ampliar, potencializar as possiblidades do ensino e orientar a utilização de jogos e brincadeiras em contextos inclusivos de alfabetização.
3º.Conteúdos:
ü  Importância da Literatura Infantil
ü  Os 4 eixos de Língua Portuguesa.
ü   As modalidades organizativas do trabalho pedagógico/Planejamento didático: rotina, sequências didáticas e projetos.
ü  Jogos Pedagógicos
ü  Alfabetização de Crianças com deficiência
5º - Cronograma e Metodologia
1º Dia - Manhã
1º Momento-  8:00 as 8:15
ü  Boas vindas;
Dinâmica:  Desafio
Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? Você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar?
Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok?
Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos: essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória, (relacionar com o desafio de alfabetizar).
ü  Leitura para deleite – Cadeira de balanço (Vanessa Campos Rocha)
OBS: Antes da Leitura, falar o titulo e apontador, comentar um pouco sobre o autor e colocar porque o texto está escolhido e pedir que antecipem sobre o que pensam que o texto vai nos trazer.
ü  Apresentação dos Objetivos
ü  Retomada do Encontro anterior:

2º Momento-  8:15 as 9:00
Ø  Pedir que os participantes  em grupo dirijam –se  até o cantinho da literatura (organizado antecipadamente, e com livros infantis, de historias, biografias, imagens, literários, instrucionais e outros ) e escolham um livro, façam a leitura e  analise- o,  atentando para o titulo, o nome do autor, as cores, cenários e as ilustrações, tanto da capa, quanto do miolo do livro (quando houver), que ideia tiveram antes da leitura e depois, o narrador é o mesmo que escreveu, ele faz parte da historia  e qual o gênero?
Ø  Socialização das analise no grupão com intervenções da orientadora;
3º Momento:  9:00 as 10:00
Ø  Gts sobre o texto 2- A rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem pg 23 a 31/ Caderno Educação do Campo Unidade 2
Ø  Leitura e reflexão sobre o texto - os participantes irão realizar a leitura e discutir como os eixos de ensino da Língua Portuguesa são contemplados em sua prática? Há equilíbrio entre os eixos no cotidiano escolar? Em seguida cada grupo ira representar a teoria através da pratica enfatizando os 4 eixos centrais  do Ensino de Língua Portuguesa: leitura, produção de texto escrito, linguagem oral e analise linguística.
Ø  Socialização da Leitura no grupão com intervenções da orientadora.
INTERVALO: 10 : 00 as 10:15
4º Momento: 10:15 as 12:00
Ø  Situação Pratica sobre o texto 2- A rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem pg 23 a 31/ Caderno Educação do Campo Unidade 2
 Situações Práticas - Cada grupo escolherá nas arvores dos gêneros textuais, um tipo textual (arvore exposta na sala de formação confeccionada anteriormente), potencializar o tipo textual construindo atividades que contemple os quatros eixos centrais da Língua Portuguesa  e de 1º ao 5º anos, sem esquecer os direitos de aprendizagem que devem ser contemplados nas atividades.
Ø  Socialização das atividades no grupão – cada grupo irá apresentar para o grupão as atividades elaboradas e a orientadora fará a sistematização  e as intervenções necessárias  das atividades em uma tabela:
5º Momento:  14:00 as 15:45
Ø  Dinâmica: Palavra puxa palavra, palavra puxa texto. (30mt)
Ø  Desenvolvimento: Formar grupos e o orientador lança uma palavra e os cursistas  apresentam outras que se relacionem com a primeira (um escriba em cada grupo anotara as palavras apresentadas)
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO. Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura, em seguida pedir que cada grupo produza pequeno texto utilizando se das palavras, não se esquecer de da um titulo, o grupo que terminar primeiro a produção ganhará brinde. Expor os textos em um mural.
Ø   Formação de Gts para leitura reflexão (1h )
Ø   Formar para organização do trabalho pedagógico contemplando as modalidades organizativas. Dividir os grupos de forma que: G1 leitura e reflexão sobre os princípios  para pensar o ciclo de alfabetização, G2 leitura e reflexão sobre os princípios  para pensar o ciclo de alfabetização G3 conceitue e  caracterize cada atividades permanentes, G5 conceitue e  caracterize sequência didática, G4 conceitue e  caracterize projetos, ou seja uma das formas de organização dos conteúdos: projeto sequencia didático e atividade permanentes, mediante a leitura  do Texto - 1.2. Princípios para se pensar o ciclo de alfabetização- caderno do campo pg 15 a 21/Caderno do  - Modulo 2
o   Explicar que, embora as diferentes áreas de conhecimento façam parte da rotina, agora o foco de discussão será Língua Portuguesa.
Socialização do tema com intervenções do orientador.
Ø  Apresentação do Horário em slides a ser obedecido pela multisérie (15mt )
INTERVALO - 15: 45 as 16:00
6º Momento – 16:00 as 18:00
Ø  Entregar do Livro Didático
Ø   e pedir que cada grupo monte uma rotina  para trabalhar a multiséria considerando  todas as disciplinas, com ênfase  nos 4 eixos centrais  do Ensino de Língua Portuguesa: leitura, produção de texto escrito, linguagem oral e analise linguística  bem como os 4 eixos de Matemática: Números Naturais e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma e Tratamento da informação  e ainda não esquecendo as modalidades organizativas: atividade permanente, projetos e sequencias didáticas. 
Ø  Socialização das rotinas no grupão com intervenções pela orientadora para trabalhar na multisérie e demonstração de uma sugestão de rotina pela orientadora
Ø  Sistematização do tema:  para sistematização do tema será apresentado uma sugestão de rotina e vídeo: planejar é preciso






PROGRAMA PNAIC
Rotina Semanal- Multisérie
              ESCOLA____________________________________________________________________________________________________________
                 PROFESSORA________________________________________________________________________________________________________

Atividades
Anos
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira


ATIVIDADES PERMANENTE
Todos
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Leitura  pelo professor de  uma lenda
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Leitura  pelos alunos de  uma noticia
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Escrita de listas pelos alunos
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Roda de conversa
Correção do para casa
Oração,
Chamada,
Calendário,
Pauta do dia,
Produção de texto Oral com destino escrito
Correção do para casa




PORTUGUÊS

MATEMÁTICA



Cruzeiro do Sul –acre  Coordenação da Educação do Campo